HELP FUEL
THE FUTURE

   
   

“Florida is especially vulnerable to fuel supply disruption as it imports 98 percent of its gasoline by sea.”


 ~ Governor Jeb Bush, State of Florida

 

Comissão Interamericana de Etanol encontra-se com os principais grupos
da Indústria Sucroalcooleira do Brasil

~ Ex-Governador da Flórida, Jeb Bush e o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, co-presidentes da Comissão Interamericana de Etanol (CIE), encontram-se no Brasil para discutir o futuro das atividades da CIE e as implicações do acordo entre Brasil e EUA sobre etanol  ~

Dia 16 de Abril de 2007 (São Paulo, Brasil) -- O Honorável Jeb Bush, Ex-governador do Estado da Flórida está no Brasil hoje com um grupo da Comissão Interamericana de Etanol para reunir-se com a Sua Excelência Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e ex-Ministro de Agricultura do Brasil, para discutir o futuro das atividades da IEC e as possíveis implicações do acordo de etanol assinado entre o Brasil e os EUA durante a visita do Presidente Bush no mês passado. Jeb Bush tem dito que “juntos, os EUA e o Brasil produzem 70% do etanol produzido em todo o mundo e enfatizou que “uma parceira bilateral entre os does paises é a base para um mercado global para o etanol.”

Bush está acompanhado por um seleto grupo da Florida que inclui os co-diretores do Comitê de Etanol da Florida FTAA: Jorge L. Arrizurieta, Diretor do Grupo de Política Internacional, Akerman Senterfitt; Dominique Virchaux, Presidente Virchaux & Partners; e Mario Fernandez, Presidente, COFE Properties, LLC. A delegação também inclui Yuda Saydun, Vice Presidente Executivo, AgCert; Bill Perry, Diretor Geral, William Perry & Associates e Marcel Negherbon, Comissão Interamericana de Etanol.

Hoje, as reuniões planejadas em São Paulo incluem uma mesa-redonda conjunta com a FGV e a ABAG, na qual Bush, Rodrigues e Luiz Carlos Correa Carvalho da ABAG serão os debatedores. As boas vindas serão feitas por Carlos Ivan Simonsen Leal, Presidente da FGV e Carlo Lovatelli, Presidente da ABAG.

A mesa-redonda será seguida por um almoço na Câmara Americana de Comercio (AmCham) de Sao Paulo onde estão presentes importantes lideres do setor publico e privado que incluem Alexandre Silva, Presidente da AmCham e Presidente da GE Brasil; o Diretor Executivo da Câmara, Arthur Vasconcellos Filho; Linneu da Costa Lima, Secretario de Agroenergia, Ministério da Agricultura; Christopher McMullen, Consul Geral dos EUA em Sao Paulo; Maurilio Biagi Filho, Presidente da Maubisa; Ray G. Young, Presidente da GM Brasil; Eduardo Wanick, Presidente da Du Pont Brasil; Fernando Tigre, Conselho da C&A; Jeffery Safford, Vice-Presidente da Eletropaulo; e José Francisco Gonzalez Davos, Vice-Presidente da Dedini S/A. Em seu discurso Bush apresentará uma análise das barreiras políticas e comerciais para o livre comércio de biocombustíveis e como esses e outros problemas devem ser solucionados para obter benefícios econômicos, de desenvolvimento e tantos outros benefícios que uma industria de etanol maior promete. Ele vai também discutir como o Brasil e os Estados Unidos juntos podem contribuir para a criação de um mercado hemisférico viável de biocombustíveis e vai enfatizar que a eliminação da tarifa de $54centavos sobre o etanol importado é a maneira mais rápida e barata para que os EUA possam aumentar a oferta de etanol no mercado.

Apos o almoço, o time da CIE irá visitar a BM&F, um dos maiores Mercados Futuros do mundo e um dos locais mais bem preparados para negociações de créditos de carbono e contratos de etanol, onde o grupo se reunirá com o Presidente da BM&F, Edemir Pinto, e outros membros do conselho. Depois dessa visita, o grupo visitará a fábrica da GM onde serão recebidos por Ray G. Young, Presidente da GM do Brasil e fazer um tour pela fabrica, especialmente na unidade de veículos Flex. À noite, Jose Gomes da Silva oferecerá um jantar à delegação e a lideres do setor público e privado.

Amanha, dia 17 de Abril, a delegação da CIE viajará a Brasília onde eles terão reuniões com o Ministro de Agricultura Reinhold Stephanes e outros ministros convidados: Silas Rondeau, Ministro de Energia; Miguel Jorge, Ministro do MDIC; e Sergio Rezende, Ministro de Ciência e Tecnologia. Na seqüência a delegação visitara a Câmara dos Deputados aonde irão se encontrar com Marcos Montes, Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. Apos a Câmara, o grupo visita o Palácio do Planalto onde serão recebidos pelo Vice-Presidente Jose Alencar. A viagem termina com um almoço oferecido pelo Embaixador Americano Clifford M. Sobel em sua residência.

Durante toda a viagem, ambos Bush e Rodrigues enaltecerão e promoverão os principais objetivos da Comissão, dentre os quais estão: promover uma presença maior do etanol na mistura de combustíveis em toda a região; promover a integração entre as iniciativas técnicas e científicas de pesquisa realizadas em todo o hemisfério e relacionadas à produção e à distribuição do etanol; determinar as necessidades de investimento tanto em agricultura quanto em infra-estrutura a fim de possibilitar a ampliação do mercado para a mistura de combustível com etanol; determinar as implicações econômicas e ambientais dos créditos de carbono produzidos pelo projeto; Incentivar o desenvolvimento de operações de etanol relevantes para o meio-ambiente; e propor um conjunto de ações a fim de criar um mercado internacional para o etanol.

Bush, Rodrigues juntamente com Luis Alberto Moreno o presidente do BID e co-presidente da Comissão concordam que a cooperação em torno de uma energia renovável tem o potencial de servir como um elemento integrador entre as Américas, o que contribui para o crescimento econômico e um meio-ambiente mais protegido. Todos os três fizeram alusão às oportunidades significativas que a expansão da produção de etanol cria para o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos em todo o continente americano.

###

A Comissão Interamericana de Etanol promove o uso do etanol em tanques de gasolina do Continente Americano e tem como co-diretores Jeb Bush, Governador do Estado da Flórida; Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior de Agronegocios da FIESP e Ex-ministro da Agricultura do Brasil; e o Embaixador Luis Alberto Moreno, Presidente do BID. A comissão fomentará a consciência das vantagens proporcionadas por combustíveis renováveis às economias americanas e auxiliará na criação de uma estrutura para que haja um mercado organizado e viável para o etanol, promovendo as políticas necessárias para distribuir investimentos estrangeiros e domésticos na produção e na infra-estrutura de combustíveis renováveis.

Fonte: Comissão Interamericana de Etanol.

Back to Press Releases
 

   

The Interamerican Ethanol Commission - Conference Center of the Americas,

1200 Anastasia Ave, Ste 500, Coral Gables, FL 33134 | Phone: 305-476-0155 | Fax: 305-476-5452


Link2city.com   Search Engine Optimization - Marketing - Consulting